IBÉRIA

IBÉRIA, o lugar geométrico de um encontro de culturas e povos, materializa-se em cena através da fusão de sons e da triangulação de um imaginário comum e partilhado.

Volvidos 20 anos, Manuel de OliveiraJorge Pardo e Carles Benavent, retornam para dar corpo a novas peças musicais, a novas viagens aos confins de uma cultura ibérica que estes três músicos e compositores partilham, sem limites nem fronteiras.

Em concerto, os 20 anos de IBÉRIA celebram-se num formato especial com orquestra, sob a direção e arranjos do maestro Carlos Garcia. Através de uma re-interpretação de onze obras das cerca de quarenta, criadas no âmbito deste projeto, este formato foi concebido para ser realizado em parceria com várias orquestras.

Estreou na edição do Guimarães Jazz 2022 com a Orquestra de Guimarães e passou pelo Convento de São Francisco, em Janeiro de 2023, com a Orquestra Clássica do Centro.

Este espetáculo assinala não só os 20 anos de carreira deste músico e compositor português, como também do seu primeiro álbum IBÉRIA, o seu trabalho mais conceituado, o mesmo que inaugurou uma parceria com os músicos espanhóis Jorge Pardo e Carles Benavent, fundadores do PACO DE LUCIA SEXTET, e com os quais Manuel de Oliveira tem vindo a manter uma estreita e muito especial cumplicidade.

O projeto IBÉRIA está também disponível no formato Quinteto.

 
 

O projeto IBÉRIA tem origem em 2002, tendo resultado no primeiro álbum de originais do guitarrista e compositor Manuel de Oliveira, tornando-se no trabalho que moldou a sua identidade. Entre outros convidados, o seu primeiro álbum contou com a participação especial de Jorge Pardo (flauta transversal e saxofone soprano) e Carles Benavent (baixo elétrico), músicos fundadores do PACO DE LUCIA SEXTET. Estes, rapidamente, passaram de visitantes a habitantes de um projeto que ao longo de 20 anos nos tem presenteado com novas criações e concertos inesquecíveis. Destacam-se em 2003, o festival “Emociona Jazz, Madrid”, dividindo cartaz com Chick Corea, John Scofield, Jan Garbarek (entre outros); ou em 2007, por encomenda da Casa da Música, o concerto IBÉRIA FLUENTE; em 2012, no âmbito da Guimarães Capital Europeia da Cultura, o concerto IBÉRIA 10 ANOS, que foi objeto de realização de filme-concerto e edição de álbum em 2016, tendo dado sequencia à tour, IBÉRIA LIVE, que finalizou com casa cheia no CCB (Lisboa) e na Casa da Música (Porto). 

Em 2022, os três músicos juntam-se de novo para a gravação de IBÉRIA 20|22, álbum que assinala os 20 anos deste projeto.

2002

2012 - Ibéria 10 anos

2016

2016 - Ibéria Mini documentário

2022