Conhecido como o guitarrista Ibérico, Manuel de Oliveira entrega às suas composições os reflexos de uma alma ibérica que lhe corre nas veias sem, contudo, deixar latente um respeito, uma veneração intemporal, pelas suas origens e tradições. Com um vasto percurso internacional, é um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos. Do seu currículo destaca-se a edição internacional do álbum “Amarte” e a presença em alguns dos mais importantes festivais europeus – “Emociona Jazz!!” (Espanha) e “Couleurs Jazz” (França), ao lado de nomes como Brad Mehldau, Chick Corea, Mike Stern e Richard Galliano, entre muitos outros.
Manuel de Oliveira concebeu “Os Nossos Afetos”, espetáculo da cerimónia de abertura da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, com Cristina Branco, Chico César e Rão Kyao. O mais recente “Ibéria Live”, com os conceituados músicos fundadores do Flamenco Jazz – Jorge Pardo e Carles Benavent, esgotou o CCB e a Casa da Música em 2016.
Resultado de quatro anos dedicados à composição para guitarra solo e parcerias com a violoncelista Sandra Martins e o acordeonista João Frade, o álbum “Entre-Lugar” foi lançado a 13 de Novembro de 2020, que conta ainda com as participações especiais do fadista Marco Rodrigues, do baterista e percussionista Marito Marques, entre outros.
Em 2022, Manuel de Oliveira assinala 20 anos de carreira com o lançamento de “Ibéria 20|22”, reencontro com Jorge Pardo e Carles Benavent e a digressão “Tour 20”.

Manuel de Oliveira, nasceu a 7 de Julho de 1978, na cidade de Guimarães, Portugal.
Aprendeu a tocar guitarra com o seu pai, Aprígio Oliveira.
De percurso autodidata, procurou viajar e estar em contacto com outras culturas fortes da guitarra, como o Flamenco, a música sul americana e o Fado.
Gravou o seu primeiro EP em 1997 – “Praça de Santiago”, em 2002 o seu primeiro álbum de originais – “Ibéria” e em 2007 a sua primeira edição internacional – “Amarte”.
Em 2012 concebeu “Os Nossos Afetos”, espetáculo da ce- rimónia de abertura da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. No mesmo ano celebrou em concerto, “Ibéria Live”, os 10 anos da obra que marca a sua identidade. “Ibéria Live” teve edição discográfica em 2016, com lançamento no CCB e na Casa da Musica.
Manuel de Oliveira encontra-se em digressão nacional de apre- sentação de “Entre-Lugar”, o seu quarto disco de originais, ao mesmo tempo que finaliza “Ibéria 20|22”, um reencontro com Jorge Pardo e Carles Benavent. O novo álbum sairá em Outu- bro de 2022 e assinala 20 anos de carreira do compositor.
Do seu percurso, destacam-se ainda “Muxima – Homenagem a Duo Ouro Negro”, projecto de sua autoria, a direção musical do espetáculo “Maldito Fado” de Hélder Moutinho, com en- cenação de Ricardo Pais e participações especiais em “Moda Impura”, com Janita Salomé e Vitorino e em várias digressões com a cantora Dulce Pontes.